quarta-feira, 9 de julho de 2014

Trash The Dress e Love The Dress - o que é?

   Lembram-se  que há cerca de 2 meses tive aqui uma oferta no blogue, em parceria com a WhiteMoments.  Já tenho algumas imagens cedidas que também podem ver no Facebook da Empresa de fotografia com a qual colaboro.


  Uma questão que muitas vezes me colocam é qual a diferença entre o Trash The Dress e o Love The Dress?  Pois bem, "o conceito de "Trash the dress", que à partida pressupunha a destruição do vestido de noiva com o objectivo de conseguir fotos bonitas e originais. 
   Se por um lado, há a parte simbólica de usar o vestido de noiva pela última vez e, assim, dar por encerrado um ciclo. Por outro lado, há a ideia de que mais vale tirar o máximo proveito do vestido em vez de o guardar para sempre no armário.


   Neste sentido, muitos fotógrafos por todo o mundo resolveram fazer algumas alterações ao conceito, mantendo o nome "Trash the dress". O objectivo continuou a passar por obter fotos criativas e nada convencionais, em locais muitas vezes inesperados, mas deixou de implicar qualquer tipo de estrago ou destruição. 


   Manter o nome - que é bastante chamativo - deu uma maior visibilidade às sessões posteriores ao casamento e, simultaneamente, trouxe um maior estímulo tanto aos fotógrafos quanto aos casais para marcarem a diferença e para desenvolveram a originalidade no que diz respeito ao planeamento, aos locais escolhidos, às poses, aos acessórios e mesmo à parte técnica da fotografia. O número de reportagens acerca destas sessões fotográficas multiplicou-se, tal era a curiosidade que o nome suscitava, e o nome foi ficando cada vez mais conhecido.


   Não obstante, a designação continua a suscitar opiniões diversas, precisamente por ser bastante ambígua. Sendo assim, vários fotógrafos e vários casais acabam por escolher nomes diferentes. "Love the dress", "Cherish the dress" e "Rock the frock", por exemplo, pressupõem uma espécie de homenagem ao vestido, mas também não incluem o noivo. Depois há outras opções, como "Love session" e "After session", que podem ser mais rigorosas no significado, mas que não ficam no ouvido da mesma forma.


   E assim voltamos à questão inicial. "Trash the dress" é um título com impacto, que desperta a atenção das pessoas e que é fácil de memorizar. Para além disso, a sua popularização fez com que fosse, de todos, o mais pesquisado pelos casais - e claro que, no dias de hoje, este aspecto tem uma enorme importância para os profissionais de fotografia que querem dar a conhecer o seu trabalho a um grande número de pessoas.

   Independentemente do nome, o que importa verdadeiramente é conseguir um registo fotográfico excepcional e pelo meio passar um bom momento e aproveitar para namorar muito!"


32 comentários:

  1. Gostei bastante da explicação, mas achei inicialmente que iria encontrar fotos mais diferentes, essas estão muito belas, mas até um pouco comuns, vi algumas feitas em estações de trem, fábricas de doces que deixaram as fotos com um ar muito belo e delicado... Adorei!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adriana em plena Serra de Sintra e na Praia não existe nada disso, mas em breve vais ficar surpreendida com umas que encaixam no que dizes, além de que estas eram Love the Dress, sem qualquer intuito de estragar os vestidos. São apenas 2 dos cenários usados nas 2 Sessões, mas matem-te atenta que talvez o comum se torne esplendoroso.

      Eliminar
  2. Muito lindas as fotos, cada vez que vejo essa coisa de noivos, me dá vontade de casar logo! rsrs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah, olha a mim é mesmo vontade de casar outra vez! beijinhos

      Eliminar
  3. Caraca lendo o inicio do post eu imaginava que viriam fotos de noivas, com vestidos rasgados, sujos e como disse totalmente destruídos kkkk
    Lindas fotos e muito inspiradoras.
    Confesso que nunca tinha ouvido falar nada disso, mas seria bem legal ver fotos de noivas com vestidos horrendos todos destruídos mas com originalidade.
    Gostei do post.
    Bjos
    http://soelassentendem.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rara é a noiva que quer fazer isso, pois todas pretendem guardar uma recordação do dia e até usar mais vezes, os vestidos costumam ser bastantes caros, e as produçoes que por vezes vemos são de editoriais, mas são fantásticas, e ainda espero o dia em que vou fazer parte duma dessas sessões.

      Eliminar
  4. Adorei o post e te confesso que eu ficava com uma pena quando via os vestidos destruidos, manchados de tinta , sujos quando via as fotos trash rs rs As fostos que vc postou com as explicações são lindas e dá gosto de guardar o vestido... Eu tenho o meu guardadinho aqui comigo.

    lisa-more.blogspot.ch
    As aventuras de uma recém-casada em outro país.

    ResponderEliminar
  5. Muuito linda as fotos ! não sabia oque era isto , na real k , amei saber disso haha '

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tb és novata, normal, mas agora ja sabes ehehe. beijoquinha

      Eliminar
  6. Que tudo ... amei as fotos e só quero que o meu casamento chegue logo .. hehe .. bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

    ResponderEliminar
  7. Não tinha a menor noção sobre o assunto...
    No começo do post assim como as meninas imaginei que seriam fotos bem diferentes...Mas são fotos normais,porém com um encanto,os cenários estão lindos e mágicos,eu amei a 2 e 4 foto...Achei os cenários perfeitos...Com certeza as noivas terão uma bela recordação...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. não é apenas 1 vestido bruna, e no texto o conceito é bem mais abrangente, torna la a dar uma olhada

      Eliminar
  9. Uma ótima idéia
    Para um bom album de casamento é perfeito
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Já ouvi falar, acho que as fotos fica uma fofura.
    Pensei que iria encontrar fotos de vestido destruídos e tal, mas lendo sua explicação a cima eu entendi o sentido. As fotos, cenário, os noivos e o fotografo estão de parabéns.

    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderEliminar
  11. Eu achei a explicação fantástica, realmente não sabia disso.
    As fotos estão fabulosas!

    ResponderEliminar
  12. gostei muito da ideia confesso que
    não sabia
    e as imagens estão perfeitas

    •*¸.•*´¨).•*¨) Linda Madrugada
    beijokas
    (¸.•´(¸.•´*(.¸. •*●•*•❥Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderEliminar
  13. Confesso que não sabia que existia, mas gostei bastante da ideia, do qual você explicou direitinho, bem detalhadamente e gostei ainda mais das fotos, estão lindas demais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Nossa to apaixonada pelo post,primeiro pela explicação sempre tive a curiosidade de saber direitinho o significado e outro as fotos eu sou apaixonada por fotografia. E essas passam tanto amor <3

    ResponderEliminar
  15. Nossa muito legal, até entao eu não conhecia.
    As fotos são lindas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá :) Venho apresentar-lhe o Nitch. Temos diversos serviços na área do design como design para blogs, estacionário, design de redes sociais, desenvolvimento de códigos para blog, conteúdos de gestão de blog, etc.
    Peça o orçamento através do nosso email caso esteja interessada :) Estou também aberta a parcerias. Basta enviar um email a pedir mais informações acerca desta :)
    Exponha a sua ideia e terei imenso gosto em trabalhar consigo!
    http://nitchdesigns.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, a resposta ao mesmo será efectuada aqui, volta para leres o feddback à tua questão.